Publicidade criativa a favor das pessoas que gaguejam

Posted on setembro 6, 2011

0


"Seja paciente com pessoas que gaguejam", diz a criativa mensagem metalinguística do outdoor da NFS.

O criativo outdoor mostrado acima foi concebido a partir de uma louvável iniciativa da NFS (Netherlands Foundation of Stuttering) para educar as pessoas sobre este distúrbio ainda tão mal compreendido e discriminado que é a gagueira.

A firma de publicidade responsável pelo projeto foi a Y&R Not Just Film, localizada em Amsterdã. O autor da obra foi o designer de outdoors JC Decaux, que teve a ideia de ajustar os quadros dessa forma para dar à mensagem um valor metalinguístico.

A falta de paciência e compreensão do interlocutor é uma das queixas mais frequentes no dia a dia de pessoas que gaguejam. É muito comum que elas sejam interrompidas e tenham suas sentenças finalizadas. Recorrendo à metalinguagem, o cartaz acima comunica, de forma muito inteligente, que isso não é necessário: na maioria das vezes, saber esperar é o suficiente para conversar com uma pessoa que gagueja.

A mensagem da campanha publicitária da NFS lembra bastante a de uma outra campanha muito bem-sucedida, intitulada “Saber escutar”, que foi realizada cerca de dois anos atrás pela Fundação Espanhola de Gagueira. O vídeo da campanha dizia com muita propriedade: “Entender alguém que gagueja é tão fácil quanto saber escutar. Deixem-nos falar.”

Abaixo, o vídeo da referida campanha, com legendas em closed caption (CC):

Posts relacionados:
Usando arte para explicar a gagueira ao público
“Ssstutter”: contundente curta-metragem sobre gagueira
“Our Time”, teatro para crianças com gagueira
Ridicularizar gagueira causa demissão por justa causa