Usando arte para explicar a gagueira ao público

Posted on outubro 29, 2010

2


Erica Duffy-Voss, artista plástica e educadora de Iowa (EUA), cria obras de arte que buscam oferecer ao público uma representação aproximada do que é a experiência de gaguejar e a vida de uma pessoa com dificuldades de comunicação, algo que ela conhece muito bem em razão de seu longo convívio com a gagueira.

Duffy-Voss afirma que o foco principal de seu trabalho em obras que aludem à gagueira é o desconforto. Cada peça viva leva tanto o modelo quanto o espectador da obra a experimentar algum nível de inquietação.

Ela diz que isso a ajudou bastante em estabelecer uma convivência pacífica com sua própria gagueira, na medida em que a tornou mais consciente de sua dificuldade e ao mesmo tempo permitiu colocar outras pessoas em sua condição – para que sentissem exatamente qual era sua aflição e pudessem então compreendê-la melhor.

Na imagem abaixo, é possível ver uma de suas mais conhecidas obras sobre esta temática, Acceptably Fluent, de 2007. Caso queira obter mais informações sobre o trabalho desta formidável artista, clique aqui para visitar seu portfólio.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte original da notícia: Art with a stutter – by Amanda Herzberg.
Data de publicação: 27 de outubro de 2010.