Dr. Gerald Maguire lança seu aguardado livro

Posted on agosto 10, 2010

5


Vivenciar na própria pele os desapontamentos da gagueira - e ter conseguido administrar muito bem suas consequências - habilitou o autor do livro, o neuropsiquiatra Gerald Maguire, a falar com uma propriedade ímpar sobre o assunto.

O que é a gagueira? Nada menos que sessenta milhões de pessoas no mundo podem oferecer uma resposta testemunhal a esta pergunta. Uma desordem que tem desafiado a medicina há séculos, a gagueira aflige cerca de 1% da população mundial e atinge indistintamente todas as camadas sociais — crianças, adolescentes, adultos e idosos, diretores de empresa e chefes de estado, líderes políticos, atores e atletas profissionais.

Ela deixa muitas famílias confusas, provoca reações de desrespeito entre pessoas desinformadas e gera muita angústia em quem convive com a desordem e sabe o quanto é desgastante não conseguir falar aquilo que se quer de forma livre e desimpedida, sem esforço ou dificuldade.

Infelizmente, ainda não existe nenhuma cura definitiva para o problema, mas existem soluções. E agora também existe cada vez mais esperança, por conta dos avanços significativos que vêm ocorrendo na terapia farmacológica da gagueira – o tratamento clínico da desordem através de medicação –, conforme pode ser lido no formidável livro Sem Hesitação: Desafiando o Silêncio e a Ciência da Gagueira, de autoria do Dr. Gerald Maguire, uma referência mundial no estudo científico do tema.

Em seu livro, Maguire explora a conexão entre a gagueira e o cérebro humano e mostra como os avanços na neurofarmacologia estão contribuindo para aliviar cada vez mais a aflição de quem possui a desordem. Conta também a história desta condição médica a partir de um ponto de vista singular: o de um médico que gagueja desde a infância e sabe exatamente como se sente uma pessoa que precisa lutar o tempo todo com as palavras para conseguir dizer o que pensa.

Sem Hesitação, que deve ser em breve traduzido para o português e publicado no Brasil através de uma parceria com o Instituto Brasileiro de Fluência (www.gagueira.org.br), não foi escrito exclusivamente para médicos ou cientistas que estudam a gagueira, mas principalmente para as pessoas que gaguejam, seus familiares e amigos. Maguire, por vivenciar na própria pele os desapontamentos e frustrações da gagueira — e ter conseguido administrar muito bem suas consequências —, pode falar com uma propriedade ímpar sobre o assunto e não se envergonha de tratar das questões cruciais que as pessoas com gagueira enfrentam, como a dificuldade de construir relacionamentos, o bullying, a solidão e o silêncio, as dúvidas sobre o futuro profissional e a incompreensão da sociedade.

Maguire divide com o leitor sua própria jornada muitas vezes dolorosa, discute a história e a ciência da gagueira e oferece uma visão vanguardista e privilegiada de como a neurofarmacologia moderna pode ajudar a reduzir dramaticamente os sintomas da gagueira. No livro, o leitor também poderá se emocionar com testemunhos comoventes, escritos em primeira pessoa, dados por pacientes para os quais o tratamento farmacológico da gagueira foi e tem sido uma experiência redentora em suas vidas.

Dr. Gerald Maguire é professor associado de Psiquiatria Clínica da Universidade da Califórnia em Irvine (UCI), Diretor do Centro Kirkup de Tratamento Médico da Gagueira, localizado no interior do campus da universidade, e Pró-Reitor de Assuntos Educacionais da Escola de Medicina da UCI. Para mais informações sobre ele, leia seu perfil neste post.